Notícias

Início > Notícias > Conselheiro Corregedor Luis Cunha participa I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA

ESCOLA DE CONTAS


Conselheiro Corregedor Luis Cunha participa I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas

Belém, 17/02/2023

Realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis, o I Congresso Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC) reuniu gestores, assessores de comunicação e membros das Cortes de contas brasileiras, jornalistas, representantes de entidades e integrantes da comunidade acadêmica que debateram os rumos e os desafios da comunicação no controle externo.

O Congresso foi uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), com o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Instituto Rui Barbosa (IRB). Contou ainda com o apoio da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

No segundo dia do congresso, as estratégias de relacionamento com a grande mídia foram destaque dos debates. O painel teve como palestrantes o jornalista jurídico e media training em gestão de crises, João Camargo Neto, e o apresentador da CNN, Iuri Pitta. Mediou as apresentações o Conselheiro Corredor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Luís da Cunha Teixeira.

O Conselheiro Luis Cunha, do TCE-PA, relatou aos presentes como participar do congresso mudou sua forma de pensar em relação à comunicação nos Tribunais de Contas.

“Valeu muito a pena. Antes tínhamos a ouvidoria, mas precisamos evoluir com a área da comunicação pra levar informação à sociedade. Nós, Conselheiros, temos o papel de apoiar, e vocês, comunicadores, têm que executar uma boa comunicação. Tenho certeza de que as coisas mudarão após este congresso. Vamos trabalhar pra uniformizar a linguagem e buscar formas de interagir melhor com a sociedade brasileira”, concluiu.

Conselheiro Luis Cunha apontou ainda a relevância de eventos dessa natureza para a capacitação de membros das Cortes de Contas e na atualização de assuntos pertinentes ao universo da comunicação pública, o que demonstra a preocupação em buscar a qualificação para melhorar a diálogo com os cidadãos, para quem se deve prestar contas com serviços públicos de qualidade.

No mesmo painel, o jornalista jurídico João Camargo Neto disse que o relacionamento com jornalistas deve ser pautado por assuntos de interesse público. “Os encontros entre a fonte e a imprensa devem acontecer, mas precisam ser promovidos a partir do interesse público, com informação de qualidade.”

De acordo com o jornalista, um bom relacionamento é uma via de mão dupla. “É preciso compreender que o repórter não está fazendo matéria para ajudar o assessor ou a fonte. Essa relação deve ser fortalecida com base na transparência e no interesse público”, declarou.

Iuri Pitta, apresentador da CNN, falou sobre a rotina de trabalho do jornalista, destacando que a base do relacionamento é a confiança. “Rui Barbosa já dizia que a imprensa é a vista da Nação. O papel da imprensa e dos órgãos de controle tem semelhanças. Somos os olhos da nação, mas nossas vistas podem se somar para dar um pouco mais de transparência. Esse é o caminho. Com uma relação leal entre órgãos e imprensa poderemos melhorar a vista da Nação”, disse.

Experiência - Um dos pontos altos da programação foi a palestra magna da jornalista Sônia Bridi, que fez a abertura dos painéis técnicos de discussão. Especialista em jornalismo ambiental, Sônia Bridi falou sobre necessidade de se fazer chegar informações complexas à população. Obstáculos, segundo ela, compartilhados tanto por quem precisa comunicar sobre o meio-ambiente, quanto sobre contas públicas.

Por fim, Sônia Bridi defendeu o papel do jornalismo na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Para ela, o jornalismo não é sobre dizer o que se quer ouvir, mas sobre o que precisa ser dito com o objetivo de proporcionar ao espectador a chance de tomar decisões conscientes para o seu futuro.

Diretrizes - No encerramento do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, foi lançado documento com as diretrizes de comunicação dos órgãos de controle do Brasil. O guia foi elaborado pelo Comitê de Comunicação da Atricon, que tem entre seus integrantes assessores de comunicação que representam Tribunais de Contas das cinco regiões do Brasil.

< Voltar para Notícias

ACESSE NOSSO CATÁLOGO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

© 2022 - Tribunal de Contas do Estado do Pará - Secretaria de Tecnologia da Informação