Notícias

Início > Notícias > A 13ª Exposição Canoas de Promesseiros do TCE-PA destaca a fé, arte do miriti e a inclusão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA

ESCOLA DE CONTAS


A 13ª Exposição Canoas de Promesseiros do TCE-PA destaca a fé, arte do miriti e a inclusão

Belém, 05/10/2023

Aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (2), a décima terceira Exposição Canoas de Promesseiros, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), trouxe este ano um tema social para reflexão: A Inclusão Embarca Aqui. A escolha desta temática é mais uma oportunidade para refletir sobre as formas de inclusão de pessoas com espectro autista na sociedade, e em especial, na programação alusiva ao Círio de Nossa Senhora Nazaré, maior manifestação da fé católica na Amazônia.

Um público formado por Conselheiros, servidores da Corte de Contas, representantes da Diretoria da Festa de Nazaré, do grupo Mundo Azul, e de pais com seus filhos autistas que pintaram 60 barquinhos de miriti - que completam a exposição formada por 200 mini embarcações – celebrou o momento de abertura da programação do TCE-PA em homenagem ao Círio 2023.

“A Exposição Canoas de Promesseiros já uma tradição aqui no Tribunal de Contas do Estado, e é uma homenagem que o TCE presta à nossa Padroeira e ao povo paraense. E este ano, focamos no aspecto inclusivo, cultural e social, através do convite a crianças autistas para pintarem alguns dos barcos expostos”, disse a Conselheira Presidente do TCE, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, ressaltando a parceria com a Diretoria da Festa de Nazaré durante a oficina de pintura da Manhã dos eleitos, que integra as atividades do Círio.

O pequeno Miguel Veiga, acompanhado da mãe Luciane, também prestigiou a exposição na qual está o barquinho que coloriu. “Estou muito feliz. Foi a primeira vez que pintei um barco e quis fazer bem colorido”, contou Miguel, com alegria.

Além da Conselheira Presidente do TCE, Rosa Egídia, que fez a abertura oficial da exposição, também estiveram presentes a Conselheira Lourdes Lima, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha, e ainda o Conselheiro aposentado Nelson Chaves, propositor da iniciativa, além de Secretários de Unidades do Tribunal.
O Evento também contou com uma feira itinerante de artesanato com expositores da Região Metropolitana de Belém atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).

HISTÓRICO

Com objetivo de retratar toda essa festividade e cultura, em 2010, o TCE-PA, através da proposição do Conselheiro Nelson Chaves, apresentou aos paraenses e turistas toda a beleza e fé do Círio Fluvial e a trajetória de vida de quem está por trás da manufatura dos artesanatos de miriti, através da criação da exposição “Canoas de Promesseiros”. Desde a sua criação, a famosa “Canoas de Promesseiros” já faz parte da visitação dos romeiros que passam pela esquina da Travessa Quintino Bocaíuva com a Avenida Nazaré no mês de outubro.

Outro importante objetivo da exposição vai além da romaria, apresentando todas as possibilidades, culturas, geração de emprego e renda e todo o universo da cultura do miriti e a vida do povo ribeirinho que usa os rios como meio de transporte. Na exposição “Canoas de Promesseiros”, há barcos das mais diversas cores, tamanhos e dos mais variados tipos: rabeta, balsas, corvetas, popopô, casquinho, dentre outros.

Após o fim da exposição, marcado para o dia 16 de outubro, os barquinhos serão doados a alunos da rede pública estadual de ensino.

MÃOS DE FÉ

Concomitantemente, foi aberta a Exposição “Mãos de Fé”, do médico e fotógrafo Marcelo Brito. A mostra de fotos estará até o dia 27 de outubro no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, no edifício-sede da instituição, que poderá ser visitada até o próximo dia 27, no horário de 8 horas às 14 horas, durante a semana útil.

A exposição apresenta 32 fotografias em preto e branco que retratam as manifestações de fé dos romeiros em diversos momentos da Festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com destaque para as mãos dos promesseiros, realizadas em 2016 e 2017, durante a Trasladação e a Grande Procissão de Domingo.

< Voltar para Notícias

ACESSE NOSSO CATÁLOGO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

© 2022 - Tribunal de Contas do Estado do Pará - Secretaria de Tecnologia da Informação