Tribunal de Contas do Estado promove campanha de doação de sangue e medula óssea

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) finalizou ontem a segunda campanha em 2019 de doação de sangue e medula óssea. O evento aconteceu em frente ao tribunal, no Largo do Redondo, e contou com a participação de servidores iniciantes e veteranos nesse tipo de campanha.

A doação contou a estrutura física da Unidade Móvel do HEMOPA para receber os servidores dispostos a participar e se cadastrar no Redome - Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Já doadora, a servidora Milka Leite se cadastrou em fevereiro no Redome, durante a primeira campanha promovida pelo TCE-PA. “Eu me cadastrei e já recebi a carteirinha que me coloca como possível doadora de Medula. Se eu for chamada e, caso seja preciso, vou a qualquer lugar do mundo com muita alegria”, disse.

Como forma de suprir a falta de bolsas de sangue na Fundação, o Hemopa realiza essas campanhas em parceria com instituições públicas e privadas. A Assistente social do Hemopa Rosely Neves falou da importância da doação. “Essas parcerias contribuem para que o estoque de sangue do Hemopa se eleve e garanta que a gente cumpra a missão institucional da Fundação”, disse.

“As campanhas realizadas pelo tribunal têm como finalidade conscientizar os nossos servidores sobre a necessidade do Hemopa, que é de rotina. O doador precisa manter o cadastro atualizado, um ritmo de doação, porque as bolsas de sangue são muito requisitadas. Por esse motivo a gente vai tentar, na medida do possível, manter as campanhas com a Unidade Móvel. Isso facilita a participação do servidor”, explicou Samara Rodrigues, assistente social do TCE-PA.

Alexandre Charone, chefe do Gabinete da presidência do tribunal, destacou a parceria entre as duas instituições. Ele também falou sobre a necessidade de abastecer o banco de sangue em períodos pontuais, como o Círio, mês que aumenta o número de pessoas em Belém.

“O tribunal promove essas parcerias como forma de contribuir com a sociedade e também incentivar os outros órgãos para que promovam o mesmo tipo de campanha. O mais importante é salvar vidas, seja pela doação de sangue, ou pelo cadastro para doação de medula. Essa ação pode eventualmente ajudar uma pessoa doente não só no Brasil como em todo o mundo, uma vez que esse cadastro é compartilhado pelos quatro cantos da terra”, explicou Charone.

Durante a iniciativa setenta e três servidores se dispuseram a doar sangue. Destes, cinquenta e dois foram considerados aptos. Também foram feitos quarenta cadastros de doadores de medula (Redoma).  

 

doacao dia 30 2019