Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas lança hotsite para monitorar vacinação contra a COVID-19 nos estados

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, conselheira Lourdes Lima, prestigiou o lançamento do Hotsite Nacional dos Tribunais de Contas COVID-19 – Monitoramento da Vacinação, realizado virtualmente na quinta-feira, 15, pela plataforma Zoom e transmitido pelo canal do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) no YouTube.

A conselheira substituta Milene Cunha participou da abertura como representante do ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer Costa, presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

O hotsite pretende mapear o planejamento e a execução da imunização nos municípios do Brasil contra a COVID-19. A ferramenta de comunicação concede mais transparência dos planos de vacinação e promove o compartilhamento de ações entre os Tribunais de Contas (TCs) no tocante à fiscalização do cumprimento de prazos e metas desses planos. Para conhecer o hotsite, basta acessar o endereço https://covid.cnptcbr.org/.

Na abertura da cerimônia de lançamento, o presidente do CNPTC e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Joaquim Castro, revelou a expectativa de que a ferramenta seja ativa e permanente no controle externo e social, sendo um importante instrumento de acompanhamento online da vacinação contra a COVID-19. Atualmente, 24 TCs aderiram à proposta para a manutenção do hotsite com informações.

Os auditores de Controle Externo Luiz Genédio Mendes (TCE-DF), Lisandra Hander (TCE-MT) e Lívio Mario Fornazieri (TCM-SP) apresentaram como funciona o hotsite e os resultados parciais alcançados com a proposta de comunicação.

É possível visualizar os resultados parciais obtidos com a aplicação dos questionários quanto ao planejamento e execução da vacinação nos municípios por unidade da federação. Há ainda 115 exemplos de boas práticas dos TCs nos estados no tocante ao acompanhamento da imunização. A ideia é estender a abrangência das ações às áreas de educação e do transporte público, também significativamente afetadas durante a pandemia.

Equipe - O Hotsite Nacional dos Tribunais de Contas COVID-19 – Monitoramento da Vacinação é uma iniciativa do CNPTC com o apoio da Abracom, Atricon, IRB, TCE-MT, TCM-GO e MPC/TCM-GO. O meio de comunicação é dirigido pela coordenadora do CNPTC e auditora do TCM-GO Priscila Borges, em conjunto com a assessoria do TCM-GO e dos assessores técnicos do CNPTC, os auditores Luiz Genédio Mendes (TCE-DF), Lívio Fornazieri (TCM-SP), Risodalva de Castro (TCE-MT), Thiago Peixoto (TCM-PA) e Andreza Machado (TCE-SC).

A área técnica é liderada pela auditora Lisandra Hardy (TCE-MT), com participação de Giulla Cabriotti, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MT e sua equipe. A divulgação do hotsite é conduzida em conjunto pelas assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas e entidades representativas participantes, sob a coordenação da assessoria de comunicação do CNPTC/TCMGO, Ivana Leal e Lyniker Passos.

hotsitecnptc2021