Servidores aposentados do TCE-PA recebem homenagem no Teatro Maria Sylvia Nunes

Um dia para ficar pra sempre na memória do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Assim foi a última quarta-feira, 25 de agosto, com a realização da solenidade em homenagem a 178 aposentados do Tribunal. A cerimônia foi realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas.

A comenda instituída pela Resolução Nº 19.198/2020, proposta pelo conselheiro Nelson Chaves, tem como objetivo valorizar os servidores do Tribunal pelos serviços prestados para um controle externo efetivo dos recursos públicos estaduais. A entrega contou com a presença da Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima; da Conselheira Vice-presidente Rosa Egídia Lopes; do Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro; e dos Conselheiros Nelson Chaves, Luís Cunha e Odilon Teixeira. Os Conselheiros Substitutos Milene Cunha e Edvaldo Souza também prestigiaram a solenidade.

O evento foi aberto com a exibição de um vídeo temático com o depoimento de representantes dos aposentados e dos Conselheiros a respeito da homenagem, sua idealização e relevância institucional. Cada Conselheiro manifestou seu apreço e gratidão aos servidores que fizeram parte da Corte de Contas em mais de sete décadas.

“Gratidão é a mensagem especial para os servidores aposentados do Tribunal de Contas que dedicaram suas vidas, seu empenho, seu trabalho de excelência em prol do povo do Pará e também do Tribunal”, manifestou-se o Conselheiro Cipriano Sabino.

O Conselheiro Fernando Ribeiro também agradeceu aos aposentados que puderam receber a comenda e àqueles que já se foram, mas que ao longo de suas vidas profissionais deixaram as suas respectivas contribuições, que ajudaram a construir o que é hoje o TCE-PA. “Agradeço a iniciativa do meu amigo, do nosso decano, Conselheiro Nelson Chaves, que foi quem iniciou esse processo, logicamente com a colaboração de todos aqueles que, à época, fazem o Tribunal e que instituíram, em decisão colegiada unânime, essa comenda, que é um justo tributo a todos quando passam por esta casa e que deixam a sua marca de trabalho e contribuição”, destacou o Corregedor do TCE-PA.

Para a Conselheira Rosa Egídia Lopes, trata-se de uma justa homenagem a quem de fato faz o Tribunal de Contas: aqueles que, dentro de sua área de trabalho, sempre contribuíram para que a engrenagem institucional funcionasse a contento. “Nada mais justo, após tantos anos dedicados ao Tribunal, que tenham em mãos esta comenda como reconhecimento do quão importante foi a sua dedicação diária para o alcance da missão constitucional desta Corte perante a sociedade paraense”, reforçou a Vice-presidente.

O Conselheiro Luís Cunha disse estar feliz em participar de um momento tão agradável e especial. “Hoje a nossa instituição TCE reconhece o valor e a contribuição que esses servidores deram à instituição para que pudéssemos exercer de forma plena o controle externo em benefício da sociedade. Eu cumprimento o autor da preposição, Conselheiro Nelson Chaves, e a Conselheira Presidente Lourdes Lima, pela realização do evento e parabenizo todos os homenageados”, declarou Cunha.

História - A solenidade prosseguiu com a participação da secretária de Gestão de Pessoas, Alice Loureiro, que fez breve relato da trajetória do TCE-PA como instituição. Desde a sua fundação, em 1947, o Tribunal de Contas teve como servidores mais de dois mil profissionais, dos quais boa parte permaneceu no quadro do TCE por mais de uma década, desenvolvendo atividades de suma importância para o controle externo e construindo um legado de boas práticas que prosseguem até os dias atuais.

Representando os conselheiros substitutos, Milene Cunha ressaltou que a homenagem é um resgate da importância das pessoas que formam a instituição Tribunal de Contas do Estado do Pará “É importante essa valorização para lembramos que qualquer instituição é feita de pessoas que precisam ser reconhecidas e valorizadas pela contribuição que deram ao longo dos anos. Muitos dedicaram as suas vidas para fazer o controle externo de excelência e realmente garantir a fiscalização dos recursos públicos em prol de toda a sociedade paraense. Então essa homenagem de hoje tem esse objetivo: reconhecer e valorizar as pessoas que trouxeram e que deixaram a sua contribuição ao Tribunal”, pontuou a conselheira substituta.

O Procurador de Contas do MPC-PA, Patrick Mesquita, revelou o sentimento de gratidão pelos serviços prestados pelos servidores do TCE-PA. “Poder estar aqui é uma grande honra e poder também dizer ‘muito obrigado’. O TCE é feito por pessoas que trabalham em prol de um bem maior, que é servir a sociedade. É uma casa muito boa de se trabalhar e vemos o entusiasmo das pessoas que lá trabalham”, afirmou o Procurador de Contas.

Valorização - Em seu pronunciamento, o Conselheiro Nelson Chaves disse que, durante sua gestão à frente do TCE-PA, prestou uma homenagem similar a um grupo de aposentados à época, entre os quais Clóvis Moraes Rego, Armando Mendes e Benedito Nunes, ficando o exemplo de que o reconhecimento profissional sempre é muito bem-vindo e aceito por aqueles que o merecem.

“É justo e a nossa responsabilidade nós assumimos. É isto que nós estamos fazendo aqui: viemos dizer muito obrigado. Se hoje estamos lutando por essa sociedade que nos paga, que precisa de nós, é por causa desta linha que foi traçada por aqueles que nos antecederam”, ratificou o Conselheiro.

Nelson Chaves disse ainda que os familiares dos servidores aposentados falecidos também receberão a plaqueta comemorativa e agradeceu ao Cerimonial, à Comunicação e às secretarias do TCE-PA que colaboraram para a realização do evento. O Conselheiro acredita na ideia da homenagem aos aposentados e espera que a semente lançada possa também brotar em outras instituições como forma de valorizar outros servidores que muito se dedicaram profissionalmente pelo Estado.

Os servidores aposentados Rui Batista Pinheiro e Cecília Magno Feliz receberam simbolicamente por todos os demais homenageados medalha e plaqueta de reconhecimento pelos serviços prestados ao TCE-PA das mãos da Conselheira Presidente Lourdes Lima e do Conselheiro Nelson Chaves, idealizador da honraria. Cada aposentado ganhou a comenda de seu acompanhante, seguindo, desta forma, os protocolos de segurança em prevenção contra a Covid-19.

Representando todos os servidores homenageados, Maria Tereza Navarro Neiva revelou a alegria daqueles que estavam recebendo a comenda, e a Conselheira Presidente Lourdes Lima destacou a relevância da cerimônia não só para os aposentados, mas para todo o TCE-PA.

“Acredito ser um momento ímpar para cada um dos homenageados e também para nós. É uma alegria enorme para nós que estamos vivendo esta história e para aqueles que outrora a vivenciaram com o seu trabalho. Todas as atividades são importantes no Tribunal”, reforçou a Conselheira.

Gratidão - Representante dos servidores na entrega simbólica da comenda, Rui Batista Pinheiro, de 79 anos, não escondeu a emoção durante a cerimônia. “Agradeço a Deus pela oportunidade, por intermédio do TCE e dos Conselheiros. É um marco muito importante na minha vida. Dediquei-me como servidor e tenho muito respeito pela instituição. Ainda hoje gozo dos frutos que consegui graças ao período em que trabalhei no Tribunal”, disse o servidor aposentado.

Cecília Magno Feliz, de 66 anos, foi uma das escolhidas para representar as servidoras aposentadas do TCE. Ela declarou a satisfação em receber a honraria. “Para nós, é muito bom e nos honra muito. Permanecemos muito isolados durante a pandemia e ao recebermos o convite ficamos muito felizes. É algo que nos realiza”, disse Cecília. Para ela, é bastante gratificante ser lembrada na antiga casa, pela qual se doou, “vestiu a camisa” e deu o seu melhor como profissional. Cecília trabalhou por 30 anos no TCE-PA, tendo ocupado o cargo de servente até alcançar o posto de auditora de Controle Externo.

Fabiano Cândido Ferreira, de 74 anos, também era só alegria pela singela homenagem recebida. “Quero agradecer ao TCE-PA por ter me escolhido com outros colegas para receber esta honraria. É um momento muito sublime e de muita importância na minha vida. Vai constar na minha história. Tenho de ser grato por tudo o que a instituição me ofereceu”, pontuou o aposentado que trabalhou por 32 anos no TCE-PA.

Honraria - A partir do evento da última quarta-feira, 25, pela Resolução Nº 19.198/2020 a homenagem passará a ser concedida trimestralmente, reunindo grupos de servidores aposentados no período. Eles receberão a comenda pela Presidência do TCE-PA em sessão ordinária do Pleno.

 

!--

aposentadoshonrariaA25.08.2021

aposentadoshonrariaB25.08.2021

aposentadoshonrariaC25.08.2021

aposentadoshonrariaD25.08.2021

aposentadoshonrariaE25.08.2021

aposentadoshonrariaF25.08.2021

aposentadoshonrariaG25.08.2021

aposentadoshonrariaH25.08.2021

aposentadoshonrariaJ25.08.2021

aposentadoshonrariaK25.08.2021

aposentadoshonrariaL25.08.2021

aposentadoshonrariaM25.08.2021

aposentadoshonrariaN25.08.2021

aposentadoshonrariaO25.08.2021

aposentadoshonrariaS25.08.2021

aposentadoshonrariaQ25.08.2021

aposentadoshonrariaR25.08.2021

-->