"Festou Servidor" celebra Dia do Servidor

Terça-feira, 19 de outubro, foi um dia para se festejar no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) com o “Festou Servidor”, uma programação especial preparada para celebrar a passagem do Dia do Servidor, comemorado no próximo dia 28 de outubro. De acordo com a secretária de Gestão de Pessoas, Alice Loureiro, o objetivo do evento é promover um dia de integração entre servidores.

“Para nós, que vivemos o ano inteiro fazendo nosso mister com muita responsabilidade, hoje é um dia para descontrair, para festejar”, destacou Alice Loureiro.

A programação começou com a oferta de um café da manhã e prosseguiu com a distribuição de brindes e o lançamento da feira agroecológica com produtores familiares atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no estacionamento do edifício-sede. Estiveram à venda itens como farinha, coalhada, queijo, frutas, legumes e hortaliças sem agrotóxicos.

Para Felipe Menezes, da fazenda Rosana, de São Miguel do Guamá, “a vantagem dos produtos agroecológicos está no seu consumo, o qual é livre de agrotóxicos”. A ideia é que a feira seja realizada todos os meses no TCE-PA, proporcionando melhor qualidade de vida aos servidores do Tribunal.

Segundo Samara Rodrigues, titular da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), a feira vem também incentivar o trabalho do pequeno produtor rural. “São produtos que não utilizam agrotóxicos e também são produzidos em uma dinâmica familiar. O pequeno produtor desenvolve suas atividades trazendo produtos que são naturais, que são saudáveis para os servidores e, ao mesmo tempo, têm acesso ao mercado de trabalho”, explicou a coordenadora da CSQ.

Os servidores receberam de brinde uma garrafa plástica para o consumo consciente de água, a ser usada no TCE-PA. De acordo com a chefe do Cerimonial, Dione Guimarães, a proposta é diminuir o consumo de descartáveis no âmbito do Tribunal gradativamente e assim contribuir para a manutenção de meio ambiente sustentável para as futuras gerações.

Outubro Rosa - Concomitante ao “Festou Servidor”, a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida realizou o dia “D” da Campanha Outubro Rosa, com a entrega do laço rosa símbolo da iniciativa e brinde especial alusivo à campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Também foi realizado um animado quiz com perguntas acerca da prevenção ao câncer.

“Nós queremos engajar os servidores na campanha de prevenção fazendo com que eles tenham uma atitude para a descoberta do câncer precocemente. A melhor prevenção é desenvolver atos saudáveis, por isso estamos promovendo a feira orgânica. Quanto mais cedo se detectar uma suspeita de câncer de mama, mais chance de se ter sucesso no tratamento”, comentou Samara Rodrigues, da CSQ.

Servidores – A programação agradou os participantes, que compareceram em grande número ao estacionamento do TCE-PA. Para muitos, foi um momento de alegria pelo encontro com os colegas de trabalho e, ao mesmo tempo, de conscientização.

“A campanha Outubro Rosa é muito importante para conscientizar todas as mulheres sobre o exame para prevenção do câncer de mama. Parabenizo a gestão junto com essa comemoração do Dia do Servidor, que é uma oportunidade de a gente se confraternizar nesse tempo de pandemia em que estivemos tão afastados um dos outros”, disse a diretoria de Logística e Patrimônio, Márcia Cunha.

Para Soliane Guimarães, da Coordenadoria de Pagamento, o “Festou Servidor” é um marco para todos os servidores públicos em razão da lembrança que traz do Outubro Rosa e, ao mesmo tempo, por reunir os servidores em um grande momento de descontração.

O “Festou Servidor” é uma ação da Secretaria de Gestão de Pessoas, com o apoio da Presidência do TCE-PA. Além do Conselheiro Luis Cunha e da Conselheira Presidente Lourdes Lima, prestigiaram a ação os Conselheiros Substitutos Milene da Cunha e Edvaldo Souza.

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA)
Fotos: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA)