III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas tem a participação do presidente do TCE-PA Fernando Ribeiro

Começou na quarta-feira, 6, o III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), na cidade do Rio de Janeiro, com o tema “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”. O evento segue até quinta-feira, 7.

A programação aborda temas como: Inteligência Artificial, combate à desinformação, linguagem acessível, mídias digitais, comunicação interna, relacionamento com a imprensa e fortalecimento da imagem institucional dos TCs, com a participação de profissionais renomados e representantes dos órgãos de controle.

Participam do evento, o presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Ribeiro; o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, presidente do TCMRJ, conselheiro Antônio Guaraná; entre outros representantes dos tribunais.

 Comunicadores, especialistas, acadêmicos de comunicação, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país estão reunidos para debater os desafios contemporâneos da comunicação no controle externo.

O presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, destacou o compromisso dos TCs em se aproximar da população. "A Rede Secom tem incansavelmente buscado alternativas para que possamos falar com o cidadão e falar a linguagem do cidadão de maneira mais simples, compreensiva e atrativa. No entanto, como bem observou o poeta alemão, falar é uma necessidade, escutar é uma arte. E é precisamente sob essa luz que devemos explorar nossos horizontes de aprimoramento contínuo. Esta é a nossa meta", disse.

O Congresso é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

O Painel de Abertura contou com a presença das jornalistas da Rede Globo, a apresentadora e comentarista da GNews, Natuza Nery e da repórter Giuliana Morrone, tendo como mediador o presidente do TCM-GO, o conselheiro Joaquim Castro.

Inteligência Artificial no debate
O Painel “Uso da IA na análise de dados de comunicação - IA na comunicação”, contou com a participação do repórter do Grupo Globo, Ben- Hur Correia e do pesquisador associado da NetLab UFRJ, Márcio Borges. A mediação foi da presidente da Audicon e conselheira substituta do TCE-PA, Milene Cunha.

O segundo painel da tarde abordou as “Redes Sociais, o futuro da comunicação pública e o impacto da transformação digital”. Apresentaram-se Gustavo Igreja, chefe da Divisão de Comunicação Audiovisual do Banco Central do Brasil, e Marcelo Senise, presidente do Instituto Brasileiro para Regulamentação da Inteligência Artificial, mediados pelo conselheiro Domingos Augusto Taufner, presidente do TCE-ES.

A programação prosseguiu com exposição do projeto Reporta+, que prevê a capacitação de comunicadores e estudantes de jornalismo sobre o funcionamento das instituições públicas, direitos e deveres constitucionais, mecanismos de controle e transparência pública, entre outros temas. A apresentação foi realizada pelo analista da Embrapa e presidente da ABCPública, Jorge Duarte, e pela presidente da Abraji, Katia Brembatti, com a mediação do conselheiro Cezar Miola, do TCE-RS.

Os anfitriões apresentaram as Boas Práticas de Comunicação dos Tribunais de Contas para a troca de conhecimentos e o fortalecimento do Controle Externo no Brasil.

O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.

 

comunicaF07.08.2025

comunicaB07.08.2025

comunicaC07.08.2025

comunicaD07.08.2025

comunicaA07.08.2025