Servidores da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) participam do curso “Folha de Pagamento no Setor Público: Auditoria Baseada em Riscos (ABR)”, com início nesta segunda-feira, 18, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira. A capacitação segue até a sexta-feira, 22 e reúne também servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segpe) e da Auditoria Interna (Audin).
O curso é destinado a capacitar os técnicos para os trabalhos de planejamento e execução das principais atividades e rotinas, que envolvem a realização de uma auditoria em folha de pagamento no setor público, utilizando modelos pré-formatados em oficinas de práticas relacionadas à avaliação de conformidade e desempenho na gestão de gastos com pessoal/folha de pagamento.
Maior despesa - O facilitador é o auditor de Controle Externo do TCE-ES, Edilson Barboza, que explicou a relevância da capacitação. “Ela decorre de diversos aspectos da execução da despesa pública, é uma despesa bastante complexa. Materialmente, como eu disse, a maior despesa com impactos significativos na gestão pública e na sociedade, e a abordagem do curso, que é a auditoria baseada em riscos, vem exatamente para possibilitar uma racionalização na ação de fiscalização em cima dos principais itens que acompanham essa despesa com relação aos riscos que representam dentro de cada instituição”, detalhou.
Barboza acredita que o principal desafio da auditoria baseada em risco é a necessidade de mudança cultural nos órgãos de controle. “Ela ainda não está suficientemente difundida. Eu trabalho com auditoria baseada em riscos há mais de 30 anos. E evoluiu um pouco, mas não o suficiente, de maneira que ela possa ser considerada hoje um padrão de abordagem nas auditorias, não só de folha de pagamento, mas toda e qualquer auditoria que possa ser realizada”, completou.
A iniciativa se insere nas ações previstas no Plano de Gestão 2025-2027 do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), que inclui a implantação de um sistema estruturado para recepção de dados de pessoal e folha de pagamento dos jurisdicionados.