TCE-PA participa do Junho Verde

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira, 5, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participou da abertura oficial do Junho Verde, uma programação do Governo do Estado dedicada para comemorar a data e debater relevantes temas em painéis e palestras que apresentam, entre outros assuntos, o papel dos órgãos públicos e de controle nas questões ambientais. A abertura foi realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), a Secretaria de Cultura (Secult) e o TCE-PA.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, compôs o dispositivo de honra do evento que contou com a presença de diversas autoridades estaduais. Também estiveram presentes o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro, o Conselheiro Corregedor Luis Cunha e a Conselheira Lourdes Lima, em companhia do Conselheiro Substituto Julival Rocha.

O primeiro painel apresentou o tema “Os tribunais de contas e o controle ambiental”, liderado pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Júlio Assis Corrêa Pinheiro. “É extremamente importante participar dessa programação realizada pelo governo do estado junto com o Tribunal de Contas do Estado do Pará, no Junho Verde”.

“A atuação dos Tribunais é importante para que nós possamos efetivamente fazer um meio ambiente mais saudável, visando as presentes e futuras gerações como diz a Constituição de 88. Portanto, o Tribunal de Contas e o governo do estado estão empenhados em discutir essas questões ambientais e resolveram fazer esse evento de extrema importância para todos nós, para toda a sociedade, visando um futuro melhor para todos”, ressaltou.

Na sequência, o ambientalista, fundador da SOS Mata Atlântica e autor de parte da legislação ambiental do País, Fábio Feldmann, deu início ao painel “Pará – Brasil e os Tribunais de Contas: sustentabilidade diante dos desafios globais”. De acordo com Feldmann, a realização da COP 30 em Belém será um bom momento para mostrar para o mundo bons exemplos a serem seguidos.

“A COP é um grande evento mundial. Essa será uma oportunidade muito importante para debater as questões ambientais de forma estratégica e mostrar os bons exemplos praticados no Pará e no Brasil”, declarou.

 Junho Verde – A Lei Estadual nº 9.856/2023 instituiu a Campanha Junho Verde no Pará, que deverá ser realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente anualmente. A ideia do governo do estado é estimular o entendimento da população sobre a importância dos ecossistemas naturais e dos seres vivos, assim como o controle da poluição e a degradação dos recursos naturais para a atual e as futuras gerações.

Com informações da Semas

 

junhoverdeH07.06.2023

junhoverdeG07.06.2023

junhoverdeF07.06.2023

junhoverdeD07.06.2023

junhoverdeE07.06.2023

junhoverdeB07.06.2023

junhoverdeC07.06.2023

junhoverdeA07.06.2023

junhoverdeI07.06.2023