Exposição “Mãos de Fé” abre programação cultural do TCE-PA no Círio de Nazaré

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) iniciará na próxima segunda-feira, 2 de outubro, a exposição “Mãos de Fé”, do médico e fotógrafo Marcelo Brito. A mostra de fotos estará até o dia 27 de outubro no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, no edifício-sede da instituição.

A exposição apresentará 32 fotografias em preto e branco que retratam as manifestações de fé dos romeiros em diversos momentos da Festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com destaque para as mãos dos promesseiros.

De acordo com Marcelo Brito, os registros fotográficos foram realizados em 2016 e 2017, durante a Trasladação e a Grande Procissão de Domingo, acompanhando as expressões de cada fiel em oração, seja por agradecimento, súplica ou em penitência.

O médico contou que sempre se sentiu atraído pelo mundo da fotografia, tendo como influência a sua mãe, que também aprecia eternizar suas visões particulares em cliques fotográficos. Por volta dos 17 anos, quando chegaram as primeiras máquinas digitais no mercado, finalmente ele pôde dar asas à essa paixão, realizando fotografias da natureza e do cotidiano.

Há sete anos decidiu sair com a câmera fotográfica nas mãos e registrar o Círio de Nazaré pela primeira vez. “Durante o processo de fotografar, eu notei que as fotos que mais me emocionavam eram as fotos das mãos. Elas tinham uma expressão muito grande, muito forte, muito intensa de representar como um todo aquilo ali. Mesmo sendo apenas uma parte do corpo, as mãos representavam o Círio de uma forma muito completa. Quando eu cheguei em casa e comecei a ver as fotos, percebi que eu gostava mais das que mostravam as mãos”, relatou Marcelo Brito.

A exposição “Mãos de Fé” ganhou visibilidade a partir de 2018, conquistando espaço em dois grandes shoppings centers de Belém, na Casa Flor e no Museu da Universidade Federal do Pará, atraindo a atenção do cenógrafo Kiko Pacheco, que colabora na organização das mostras culturais no TCE-PA. Foi então que surgiu o convite do Tribunal para apresentar seu trabalho na Corte de Contas paraense.

Brito detalhou um pouco a experiência de visitar a “Mãos da Fé”: “Em cada uma dessas fotos há uma história, alguma coisa que eu vi, que eu quis transmitir. Cada uma tem o seu quê. Quando o autor mostra os detalhes, cria-se um valor, uma identidade diferente para quem vê”, contou.

A mostra de fotografias estará aberta ao público para visitas no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, do TCE-PA, das 8h às 14h, com entrada franca.

Serviço
Exposição de fotografias “Mãos de Fé”, do médico e fotógrafo Marcelo Brito
Período: de 2 a 27 de outubro de 2023
Local: Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA)
Endereço: Tv. Quintino Bocaiúva, nº 1585, Nazaré.
Entrada franca.

 

Exposição mãos de fé cartaz127.09.2023