Tribunal de Contas realiza campanha para arrecadar kits escolares para crianças gaúchas

A tragédia das enchentes pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul em 2024 trouxe aos olhos e ao coração da população brasileira a solidariedade. Muito se tem feito pelos habitantes daquele estado em uma verdadeira corrente de amor ao próximo para aliviar o sofrimento daqueles que perderam praticamente tudo e que precisam de ajuda para recomeçar.

O povo gaúcho ainda enfrenta muitas dificuldades para reconstruir suas vidas. Milhares de crianças naquele estado estão precisando de material escolar para dar prosseguimento aos estudos com dignidade e o apoio de cada pessoa se mostra fundamental.

Sensibilizado com esta realidade, o Tribunal de Contas do Estado do Pará criou a campanha “Conta Comigo” para arrecadar itens de uso escolar em favor das crianças em situação de vulnerabilidade do Rio Grande do Sul. Estima-se que a demanda seja de 100 mil kits escolares, o que exigirá de todos um considerável esforço para atendê-la.

Para participar da iniciativa, basta doar um kit contendo:


2 cadernos capa dura
1 caderno de desenho
2 lápis pretos
1 caneta azul
1 caneta preta
1 borracha
1 apontador
1 caixa de lápis de cor (12 cores)
1 estojo de canetinhas (12 cores)
1 mochila


Lembramos que qualquer pessoa pode participar da campanha “Conta Comigo”, bastando a boa vontade em ajudar. A ideia é estimular a participação de pessoas que não fazem parte da instituição de controle, informando sobre a campanha e os objetivos dela, a fim de transformar o TCE em um ponto de coleta de donativos.

Os kits escolares podem ser entregues na sala do Cerimonial do TCE-PA até o dia 25 de julho.

O presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande Sul, Marco Peixoto, que está na linha de frente dos trabalhos de recuperação do estado sulista, agradeceu a iniciativa da campanha. “Como nós estamos no período escolar, estamos fazendo um grande movimento para que as crianças possam receber o auxílio de outros estados. Eu fico muito feliz, em nome do Rio Grande do Sul, em saber que aqui no Pará, por meio do TCE, se buscam parcerias para doar kits escolares que vão servir para as crianças atingirem as suas metas até o final do ano”, disse.

Marco Peixoto revelou estar impressionado com o poder de recuperação dos gaúchos e com o espírito de solidariedade no Brasil inteiro a favor do Rio Grande do Sul. “Eu me emociono porque eu sei, estou na linha de frente recebendo caminhões com toneladas de mantimentos, cestas básicas, tudo o que pode ser entregue. Hoje, temos quase cem mil pessoas desabrigadas, que ainda não conseguiram retornar. E agora o Tribunal de Contas do Pará está nos brindando com a doação dos kits escolares. Muito obrigado e que Deus os abençoe. Eu só posso pedir a vocês que continuem com esse espírito de solidariedade humana que nós todos precisamos”, completou.