O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) abre na quarta-feira, 2 de outubro, a exposição dos 50 anos da Guarda de Nazaré, a ser realizada no prédio Juiz José Maria de Vasconcelos Machado - Anexo I, da Corte de Contas, a partir das 17 horas.
A exposição "A esperança e muita fé, um olhar sobre os 50 anos da Guarda de Nazaré" apresenta em 22 fotografias a atuação do voluntariado durante a procissão do Círio de Nazaré à lavagem da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. As fotos são dos integrantes da Assessoria de Imprensa da Guarda Soraya Montanheiro (Guarda de Apoio), Oswaldo Forte, Miguel Salim Queiroz Wariss, Carlos Michel Dias Santos e Cláudio de S. Custódio.
São mais de 2, 4 mil homens marianos que compõem a Guarda de Nazaré, todos voluntários, unidos por um objetivo comum: ajudar, servir e evangelizar. Durante todo o ano trabalham em diversos projetos, orientação espiritual, doações de alimentos, sopas, ações sociais, natal solidário e confraternização, todas elas realizadas com o mesmo amor que deram à missão confiada por Maria Santíssima
Fundada pelo Padre Giovanni Incampo, atualmente a Guarda de Nazaré tem como coordenador geral Oscar Pimenta Filho e vice-presidente Rodrigo Abrahão.
Quem são os fotógrafos
Soraya Montanheiro
Paulistana, graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).Em 2012 iniciou o trabalho voluntário com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará como fotógrafa de apoio da assessoria de comunicação, viajando por diversas regiões do país acompanhando as visitas da Imagem Peregrina.
Atualmente mora em São Paulo e continua como Guarda de Apoio da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré; trabalha também com economia social gerenciando um fundo para extrema pobreza e insuficiência alimentar no Brasil e na África e se dedica com paixão à fotografia documental do povo brasileiro e à produção de imagens fine art para o mercado de arte nacional e internacional.
Oswaldo Forte
Natural de Belém do Pará, é formado em jornalismo pela UFPA. Iniciou na fotografia em 1987 no curso FotoAtiva documentando passeatas e protestos do movimento estudantil. Em 1991 tornou-se fotógrafo profissional, trabalhando no jornal A Província do Pará. Foi editor-executivo de fotografia dos jornais O Liberal e Amazônia de 2009 a 2021. É colaborador da Fiepa (Federação das indústrias do estado do Pará), agências de publicidade e de fotojornalismo no Brasil e exterior e jornais de circulação local e nacional.
Miguel Salim Queiroz Wariss
Natural de Belém, bacharel em Direito, Miguel iniciou com a fotografia em agosto de 2012 como forma de pagamento de uma graça alcançada. Atualmente, desenvolve atividades como assessor, mas se dedica à fotografia como instrumento de evangelização e de divulgação da fé em Nossa Senhora, documentando os trabalhos realizados pela Guarda de Nazaré. Participou de várias exposições coletivas e possui publicações em veículos locais e nacionais.
Carlos Michel Dias Santos
Atualmente trabalhando na UFPA e tem a fotografia como "hobby".
Cláudio de S. Custódio
Natural de Breves/Marajó, é pós-graduado em área de Gestão Pública/Escolar. Fotografa desde criança, dando os primeiros clicks na famosa câmera descartável “Love”. Há oito anos vem tendo a fotografia como profissão e participou de exposições pela GNSN.
Exposição “50 Anos da Guarda de Nazaré”
Abertura: 2 de outubro (quarta-feira)
Horário: 17H
Prédio: Juiz José Maria de Vasconcelos Machado - Anexo I, do TCE-PA
(Tv. Quintino Bocaiúva,1585 – Nazaré)
Visitação: De segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 14 horas, até o dia 28 de outubro.