O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) estarão juntos nesta segunda-feira, 28 e a terça, 29, no município de Abaetetuba, para a realização do programa “Juntos pelo Cidadão”.
A iniciativa criada pela Corte de Contas federal visa aproximar a sociedade do controle externo da gestão pública e promover a participação cidadã no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.
Soluções - Por meio de plataformas digitais e outras atividades, o TCU busca envolver os cidadãos na definição de prioridades de fiscalização, na observação de políticas públicas e na busca por soluções para problemas locais.
Uma das ações do programa consiste no diálogo institucional, com vistas em ampliar e fortalecer conexões estratégicas com partes interessadas para melhoria dos resultados e qualidade dos serviços públicos.
No primeiro dia do programa, em Abaetetuba, foi realizada uma visita institucional à prefeita Francineti Carvalho e ao presidente da Comissão de Saúde e Educação da Câmara de Vereadores de Abaetetuba, Gilberto Raulino Costa, tendo como principal produto o mapeamento das necessidades e problemas locais.
PAF Cidadão - A auditora de controle externo, Isabella Figueiredo, da 6ª Controladoria de Contas de Gestão do TCE-PA, fez o convite a todos para que participem da consulta pública promovida pelo Tribunal para a construção do Plano de Fiscalização Anual 2026 – o PAF Cidadão.
No período da tarde, na Unidade Básica de Saúde de Abaetetuba, servidores e população local também puderam conhecer a proposta do PAF Cidadão, participando da consulta organizada pelo TCE.
Na terça-feira, 29, está prevista a segunda reunião com o Conselho Municipal de Saúde de Abaetetuba e entidades correlatas para a apresentação de soluções a questões inicialmente identificadas e de sugestão de colaboração a médio e longo prazo entre as instituições.