Curso apresenta novas técnicas de busca com Inteligência Artificial para a área de fiscalização

Auditores da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) participaram nesta quarta-feira, 6, do curso sobre técnicas avançadas de criação de Prompt para uso em auditorias, na sala de treinamento da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), tendo como facilitador o auditor de Controle Externo, Jonas Sousa.

A ação pedagógica capacita os participantes no uso estratégico de inteligência artificial, por meio de técnicas como, Chain-of-Thought, Generated Knowledge Prompting, Maieutic Prompting, Program-Aided Language Models (PAL) e outras, com foco na aplicação em auditorias conduzidas pelo TCE-PA.

Estratégia - Segundo Jonas Sousa, a proposta do curso foi ensinar os auditores como utilizar melhor e de forma estratégica as ferramentas de inteligência artificial, desenvolvendo prompts eficientes e eficazes com o mínimo de argumentos necessários para que a resposta entregue seja a mais consistente possível.

“Também foram apresentadas técnicas avançadas de criação de prompt, como cadeia e árvore de pensamento e guias de prompt direcional, fazendo com que a entrega da resposta pela inteligência artificial seja a mais próxima possível do que aquele auditor imaginou como resposta”, explicou o auditor.

Ele afirma também, que o curso é de grande relevância para a fiscalização, por fazer com que os auditores saibam que existem ferramentas que facilitam buscas de forma estratégica e ágil, fazendo com que o trabalho seja o mais próximo da excelência almejada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará.

WhatsApp Image 2025 08 06 at 15.03.31

WhatsApp Image 2025 08 06 at 15.03.32 1

WhatsApp Image 2025 08 06 at 15.03.32