A ouvidora do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes, compôs o dispositivo de honra do evento “Diálogo com as Ouvidorias: Ouvidoria e o protagonismo social, uma ação que transforma”, realizado nesta quarta-feira, 27, pela Ouvidoria-Geral do Estado do Pará (OGE-PA) no Auditório da Unifamaz, em Belém.
O encontro promove a interação entre a OGE-PA e outras ouvidorias de órgãos públicos do estado, para discutir e aprimorar a prestação de serviços, com a troca de informações sobre o desenvolvimento de práticas e a melhoria do atendimento aos cidadãos.
Harmonia - A programação foi aberta com o pronunciamento da ouvidora-geral do estado, Nilma Lima. “O que vale é a gente ter a harmonia entre nós, de buscar soluções, de buscar a possibilidade para que o cidadão ou o servidor tenha a melhor resposta. Teremos outros encontros e estamos cada vez buscando mais profissionais nessa área, que possam se dedicar e também construir isso com a gente”, afirmou.
Diálogo - A conselheira Rosa Egídia destacou o verdadeiro papel exercido pelas ouvidorias e o TCE-PA, que não é apenas um canal de reclamação, mas de diálogo. “A sociedade merece e precisa ser ouvida, o canal é do público”, ressaltou.
Ela enfatizou que a iniciativa se integra à governança, e o poder público valoriza as contribuições da sociedade para o aprimoramento de suas funções. “O Tribunal de Contas, em razão da sua missão, está cada vez mais assumindo o papel de orientação para que falhas e erros não aconteçam”, esclareceu e complementou, que é preciso dar as mãos com a Ouvidoria do Estado e com a informação que a sociedade fornece para refinar a fiscalização.
Trajetória - Após os pronunciamentos, o juiz de Direito da 2ª. Vara de Penedo e curador do Centro de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Alagoas, Claudemiro Avelino de Souza, proferiu a palestra “Ouvidoria - Trajetória, Missão e Intelecção em tempo de IA”.
O advogado André Bassalo, ex-ouvidor-geral e ex- controlador do estado, fez uma breve apresentação sobre a atuação das ouvidorias públicas, seguido pela palestra do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Leonam Gondim da Cruz Júnior sobre a Trajetória das Ouvidorias no Brasil.
Por fim, a palestra “Ouvidorias Contemporâneas”, com as servidoras Milene Gonçalves (SEFA-PA), Liliane Barbosa (Segup), Giovana Costa (Jucepa) e Kaliana Marques (OGE-PA) encerrou a programação.