II Encontro das Auditorias Internas dos TCs alinha técnicas e conceitos de auditoria interna

No período de 11 a 13 de maio, representantes das Cortes de Contas de todo o país participaram do “II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil”, realizado no auditório do Espaço Cultural Humberto Braga, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro esteve entre os participantes do evento, representando o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

A iniciativa deu continuidade ao “I Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil”, promovido em novembro de 2020, sob a coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU). O II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil foi uma oportunidade para auditores internos dos TCs assistirem a palestras sobre temas relacionados ao controle interno dos tribunais e jurisdicionados, e a interação destes com o controle externo dos tribunais.

No primeiro dia do encontro, cerca de 250 pessoas, entre elas membros e servidores de 19 Tribunais de Contas, prestigiaram a programação. A abertura foi realizada pelo conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, seguida por palestra da titular do Controle Interno da Corte Fluminense, Patrícia Marques.

O encontro terminou na sexta-feira, 13, com a palestra do ministro do TCU, Benjamin Zymler, sendo apresentado o “Documento de Padronização das Técnicas e dos Conceitos Inerentes à Auditoria Interna”, protocolo de intenções elaborado com base nas ideias e conceitos discutidos durante o evento.

O “II Encontro das Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil” contou com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (Irb), vinculado ao TCU.

 

auditoriarioC118.05.2022

Palestra magna no encerramento do evento proferida pelo Ministro do TCU Benjamin Zymler

 

auditoriarioD118.05.2022

O Conselheiro Fernando Ribeiro, o ministro Benjamin Zymler e conselheiro presidente  do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento

 

auditoriarioB18.05.2022

Conselheiro Fernando Ribeiro acompanhado dos conselheiros Rodrigo Melo do Nascimento (TCE-RJ) e Rodrigo Coelho do Carmo (TCE-ES)

 

auditoriarioA18.05.2022

Conselheiro Fernando Ribeiro (TCE-PA), conselheira Flora Rodrigues (TCE-PI), o ministro Benjamin Zymler (TCU), 

conselheiro presidente do TCE-RJ, Rodrigo Nascimento e o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo (TCE-ES)