O conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Luís Cunha, participou de mais uma edição do “Capacitação”, desta vez realizada em Altamira de 22 a 25 de setembro, e voltada a gestores de 10 municípios da região.
A 8ª edição do projeto “Capacitação 2025”, promovida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) por meio da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, ocorreu no Centro de Eventos Valmir Soares e reuniu gestores públicos da Transamazônica e do Xingu em quatro dias de intenso intercâmbio de conhecimento.
O programa tem como objetivo fortalecer a boa governança por meio da orientação técnica e da qualificação de prefeitos, vereadores e equipes administrativas. Entre os destaques, esteve o curso de elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, voltado à correta aplicação dos recursos públicos e à melhoria dos serviços oferecidos às crianças de 0 a 6 anos.
Participaram do encontro representantes de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Além das oficinas, os presentes tiveram acesso a palestras e debates sobre educação, saúde, contratações públicas, entre outros temas fundamentais que impactam diretamente a vida da população.
A abertura do evento contou com autoridades e conselheiros que reforçaram a relevância da iniciativa para a região, entre eles: o presidente do TCMPA, conselheiro Lúcio Vale; o prefeito de Altamira, Loredan Mello; o presidente da Câmara Municipal, Diogo Pereira; o corregedor do TCMPA, conselheiro Cezar Colares; a ouvidora do TCMPA, conselheira Mara Lúcia Barbalho; o diretor-geral da Escola de Contas, conselheiro Antonio José Guimarães; e o procurador do Ministério Público de Contas dos Municípios, Marcelo Fonseca Barros, entre outros.