ENCCO: Ouvidora do TCE-PA participa da apresentação de diagnóstico dos achados relativos a assédio e discriminação nas Cortes de Contas

A Conselheira e Ouvidora do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, participou na quinta-feira, 25, da exposição do Grupo de Trabalho “Demandas de Assédio Moral e Sexual no âmbito das Ouvidorias”, dentro da programação do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil - ENCCO 2025, evento que ocorre no auditório do Sebrae/AP, em Macapá, até sábado, 27.

Apresentação - Como coordenadora do grupo de trabalho que cuida das demandas de assédio moral, sexual e discriminação no âmbito das Ouvidorias dos TC’s, a conselheira Rosa Egídia, , ao lado da técnica Rafaella Queiroz de Carvalho (TCE-GO), apresentou o diagnóstico da pesquisa que identificou situações, percepções e desafios enfrentados em decorrência do assédio e discriminação no ambiente de trabalho.

A Conselheira Rosa ressaltou que os dados coletados servirão de base para as futuras ações do GT e para formulação de recomendações que possam ser adotadas em todo o Sistema de Controle Externo Brasileiro.

O diretor da Ouvidoria, Ribamar Moura, também participou do ENCCO 2025.

O ENCCO 2025, de 24 a 27 de setembro, é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social. A realização é feita em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), Assembleia Legislativa (Alap), Tribunal de Justiça do Amapá (TJ-AP), Ministério Público do Amapá (MP-AP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), Prefeitura Municipal de Afuá, Sebrae-AP e CEA Equatorial.

WhatsApp Image 2025 09 26 at 17.09.57

WhatsApp Image 2025 09 26 at 17.10.40