Membros e servidores do TCE-PA e do MPC foram às ruas do bairro de Nazaré para participar da 2ª Corrida e Caminhada Em Movimento pela Saúde, no sábado, 27.
Criado pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), da Secretaria de Gestão de Pessoas, o evento visa estimular a prática esportiva como um hábito de um estilo de vida saudável e capaz de proporcionar bem-estar físico.
Prevenção - A ação também faz parte da Campanha Setembro Amarelo, em favor da saúde mental e prevenção ao suicídio.
A largada foi dada às 6 horas pelo conselheiro vice-presidente, Luís Cunha, com saída do Largo do Redondo, na avenida Nazaré, ao lado do edifício-sede do TCE-PA.
“Este evento é muito importante para a saúde, para a integração e o bem-estar do servidor e para o clima organizacional do TCE. A confraternização deste grande encontro tem um significado: estimular a prática do exercício físico. Nada melhor do que uma caminhada, uma corrida, que hoje ganharam força em Belém. Muita gente de todas as idades participando, e queremos criar esse ambiente favorável aqui no TCE, estimular a prática do esporte, principalmente a caminhada e a corrida”, ressaltou o conselheiro Luís Cunha.
A corrida teve um percurso de 5 km, seguindo pelas avenidas Nazaré e Generalíssimo Deodoro, rua dos Mundurucus, avenidas José Bonifácio e Conselheiro Furtado e travessa Quintino Bocaiúva, chegando novamente ao Tribunal.
Já a caminhada, teve a extensão de 3 km, com trajeto pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Gentil Bittencourt e Alcindo Cacela e travessa Quintino Bocaiúva, com encerramento na avenida Nazaré, no edifício-sede do TCE.
Resultado – Os três primeiros colocados na categoria masculino da Corrida foram os servidores Reginaldo Fernandes da Silva, da Setin (1º lugar); Márcio Roberto Pantoja Moraes, da Setin (2º lugar), e Jackson Cardoso Rodrigues, do gabinete do conselheiro substituto, Julival Rocha (3º lugar).
Já na categoria feminino, a servidora Thaís Costa Esteves Loureiro, da Corregedoria, obteve o bicampeonato, chegando em 1º lugar pelo segundo ano consecutivo. Karen Loureiro Lima, do MPC-PA, ficou em 2º lugar, e Emanuella Rosyane Duarte Cerqueira, da CSQ, em 3º lugar.
Os vencedores revelaram a felicidade em participar do evento em um clima de grande confraternização.
“Essa ação é muito importante, ela consegue reunir vários servidores e com saúde. Eu realmente me preparei bastante, eu dei meu máximo aqui, já venho me preparando desde as Olimpíadas dos Tribunais do ano passado, e eu mantive os treinamentos, e acho que agora aqui eu estou, assim, digamos, no meu auge, momentaneamente. Eu fico muito feliz, uma bela ação da Secretaria de Gestão de Pessoas, do pessoal da CSQ”, confidenciou Reginaldo da Silva.
Para Thaís Loureiro, foi um desafio a mais na sua trajetória como atleta de rua. “Eu já corro há algum tempo, mas hoje eu queria me desafiar, queria fazer um tempo bom, eu já conhecia o percurso no passado, mas eu acho muito legal a iniciativa do Tribunal de promover a corrida, de colocar na cabeça dos servidores que a gente tem que praticar atividade física e que isso traz qualidade de vida”, comentou a servidora.
Os que compareceram à Corrida e Caminhada também receberam medalha de participação.
Sucesso - A coordenadora da CSQ, Samara Rodrigues, avaliou como muito positiva a realização do evento em 2025. “O nosso objetivo foi atingido com sucesso. A gente teve uma participação massiva dos servidores para as vagas disponibilizadas. E é muito motivante ver que as ações que a gente busca desenvolver para os servidores, para a saúde, para a vida, têm esse apoio”, revelou.
Samara fez o convite aos servidores que não participaram, que se motivem para que no próximo ano estejam na terceira edição da Corrida e Caminhada em Movimento pela Saúde, a ser realizada em 2026.
Estiveram também presentes, juntos com conselheiro vice-presidente, Luís Cunha, os conselheiros substitutos, Edvaldo Souza e Milene Cunha; o procurador-geral de contas Stephenson Victer, e as procuradoras de contas Silaine Vendramin e Deíla Barbosa.