O I Ciclo Formativo de Letramento Racial foi encerrado na manhã desta quinta-feira (29) com a aula magna da professora Eunice Prudente, realizada no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O ciclo é uma iniciativa do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, idealizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), através da Escola de Contas Alberto Veloso - ECAV, que já reúne 61 instituições signatárias.
Reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes especialistas em direitos humanos e relações raciais, Eunice Prudente conduziu uma profunda reflexão sobre o histórico da população negra no Brasil e seus reflexos estruturais na sociedade contemporânea.
“Durante muito tempo, pessoas negras foram tratadas pelo Estado e pela sociedade como seres inferiores. Essa lógica ainda se reflete hoje, quando negros seguem sendo vítimas de violência e discriminação simplesmente por serem negros”, destacou a professora.
Nesse contexto, o Pacto Pró-Equidade Racial reafirma sua relevância ao estimular instituições públicas e privadas a adotarem práticas voltadas à construção de uma cultura organizacional mais justa, inclusiva e equitativa.
Durante o evento, o procurador-geral de Justiça do Pará, Alexandre Tourinho, reforçou o compromisso do MPPA com a pauta da diversidade e da inclusão.
“Já adotamos cotas raciais e hoje contamos com promotores de Justiça indígenas e quilombolas. No próximo concurso de estagiários, avançaremos ainda mais, com a inclusão de cotas para pessoas trans”, afirmou.
A programação do ciclo contou ainda com debates e palestras em outras instituições. Na terça-feira (27), Eunice Prudente esteve no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA). Na quarta-feira (28), a professora ministrou palestra no TCE-PA, fortalecendo o diálogo interinstitucional sobre equidade racial.
O encerramento do ciclo marca mais um passo do TCE-PA e das instituições parceiras no fortalecimento de políticas públicas comprometidas com a justiça social e a promoção da igualdade racial.




