Patrono

delimitador

patronoCoral

Eva Andersen Pinheiro, nasceu em 31 de março de 1930, na cidade de Porto velho, no estado do Amazonas. atualmente Porto Velho é capital do estado de Rondônia, após o desmembramento de parte do estado do Amazonas e de Mato Grosso para a criação do Território Federal do Guaporé em 1943.

Filha de Anders Willy Andersen Wissing, dinamarquês e de Luzia Denegri Andersen, espanhola, vieram para o Brasil na década de 1910 com o início da construção da Ferrovia MadeiraMamoré em1907 e inauguração em 1912. Na década de 30 a família mudou-se para Belém, quando seu pai assumiu o consulado da Dinamarca.

Eva Andersen estudou todo o colegial no antigo colégio Moderno. Formou-se Direito pela Universidade Federal do Pará e posteriormente também contadora.

Casada com o senhor Pedro Bentes Pinheiro, tiveram 4 filhos: Evandro Andersen Pinheiro, Durval Alves Pinheiro Neto, Pedro Bentes Pinheiro Filho e Vera Andersen Pinheiro. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Pará em 16 de setembro de 1962, quando foi empossada no cargo de Auditor e posteriormente em 14 de setembro de 1964 tomou posse no cargo de Ministra para a vaga destinada a auditores do tribunal.

Sua atuação no tribunal, foi marcada pelos notórios conhecimentos, administrativos, jurídicos, econômicos, financeiros e conduta ilibada. Reconhecida por seus pares e servidores.