Histórico

delimitador

O termo “memorial” tem origem no latim “memoriale”, que significa “lembrança” ou “recordação”. O objetivo principal de um memorial é manter viva a memória de algo ou alguém, para que não seja esquecido ao longo do tempo. É uma forma de preservar a história e transmitir conhecimento para as gerações futuras.

 A criação de um Memorial (em memória de), que de acordo com a definição do Conselho Internacional de Museus (ICOM), instituição ligada à UNESCO, define que Memorial é:

Uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde, expõe, para fins de estudo, educação e lazer, as evidências materiais do humano e do seu ambiente”.

O Memorial Innocêncio Serzedello Corrêa (MISC), faz parte do Museu Serzedello Corrêa, e tem como objetivo divulgar a memória do ilustre paraense, à sociedade e ao mundo. É um espaço expositivo permanente, composto pelo Memorial, Cripta e Gabinete Histórico.

Criado pela Resolução nº 10.100, de 26 de novembro de 1982, e atualmente está vinculado à Assessoria de Cerimonial e Relações Institucionais (ACRI), pelo Ato nº 69/2014.

No início o museu ficava localizado em uma sala anexa a da presidência no 3º andar do edifício sede que também leva o seu nome. O acervo inicial que deu origem a criação do museu era constituído pelos documentos pertencentes ao General Innocêncio Serzedello Corrêa doados pelo filho Dr. Armando Serzedello Corrêa ao TCE/PA, por intermédio do Conselheiro aposentado Clóvis Moraes Rêgo, em sessão plenária de 26/11/1982.


Missão

Gerir a política de recolhimento, organização, preservação e difusão dos documentos patrimoniais que testemunham a trajetória histórica da Instituição e a vida e obra de Innocêncio Serzedello Corrêa, que instituiu o Tribunal de Contas no Brasil.


Composição

O Museu é composto pelo Memorial Innocêncio Serzedello Corrêa, Cripta e Gabinete Histórico.


Acervo

O Museu possui um riquíssimo acervo constituído por documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos que estão disponíveis para consulta no portal do TCE-PA e no totem multimídia localizado no espaço físico da Biblioteca Ministro Benedito Frade.